O clássico gnocchi italiano assume forma tropical nessa receita do chef Thiago Castanho, principal nome da cozinha paraense, publicada no livro Cozinha de Origem (Publifolha).
Conforme ele diz, é uma ótima alternativa para ser servida como prato principal vegetariano ou como acompanhamento para peixes. A castanha-do-pará ralada substitui o queijo parmesão.
» Alho e óleo sem alho? A receita da italiana Marcella Hazan traz perfume sutil
Nhoque de banana da terra
(6 porções)
Ingredientes
- 500g de banana-da-terra madura com casca
- 1 colher (chá) de urucum em pó
- sal a gosto
- 70g de maisena
- 200g de manteiga
- 4 castanhas-do-pará frescas raladas
Dica: As cascas de banana são apenas decorativas - não devem ser consumidas.
Preparo
• Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque as bananas com casca em uma assadeira e asse por 10 minutos. Faça um corte na casca no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher. Reserve 6 cascas e descarte as restantes. Bata as bananas no processador ou liquidificador, até obter um purê bem liso. Acrescente o urucum e tempere com sal a gosto.
• Dilua a maisena em 120 ml de água.
• Coloque o purê de banana em uma panela e leve ao fogo baixo. Junte a maisena diluída à panela, aos poucos e mexendo sem parar. Cozinhe por 10 minutos ou até a mistura começar a desgrudar do fundo e das laterais da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
• Vire a massa sobre uma superfície de trabalho limpa e faça um rolo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de 2 cm e reserve.
• Preaqueça o forno a 130ºC. Coloque as cascas de banana reservadas abertas em uma assadeira e leve ao forno para secar por 40 minutos.
• Coloque a manteiga em um frigideira e cozinhe, em fogo médio, até ficar dourada. Ela vai adquidir um tom marrom e aroma de nozes. Cuidado para não deixar queimar. Adicione os nhoques e deixe que aqueçam ligeiramente, mexendo com cuidado para não desmancharem.
• Coloque uma casca de banana assada em cada prato. Faça um montinho com 4 colheres (sopa) de nhoque dentro de cada casca. Regue com a manteiga dourada, decore com a castanha-do-pará ralada e sirva.