Pouco se fala da Marselan no mundo do vinho. Ainda. Isto porque faz pouco tempo que começaram a surgir vinhos interessantíssimos com ela.
Truel, de Marsellain, misturou a intensidade da Cabernet Sauvignon com a leveza da Grenache, para valorizar tais características numa só casta. Deu certo, mas como as bagas ainda eram pequenas, até os anos 1990, a Marselan entrava apenas em blends.
Hoje, disseminada pelo mundo, incluindo o Brasil, a uva é protagonista de vinhos agradabilíssimos e gastronômicos, como o Salton Intenso Marselan, que conquistou os degustadores da Revista Adega.
É por isso que fomos atrás dele e fizemos questão de apresenta-lo no nosso Clube Sabor.club.
Diz o experiente Eduardo Milan, editor da publicação que é referência em vinhos, no Brasil: “Aqui menos é muito mais. O vinho da Campanha Gaúcha, sem passagem por madeira, é um fino suco de frutas. Esbanja amoras e ameixas frescas acompanhadas de notas florais, terrosas e de ervas. Suculento e gostoso de beber, tem ótima acidez, taninos macios e de boa textura e final médio e agradável, confirmando o nariz.
Enfim, é um vinho versátil, com a virtude de ser um tinto direto, fácil de entender. Mas que também oferece boa estrutura e taninos firmes e polidos.
Vai muito bem com embutidos, pode ir com massas ao molho tipo bolonhesa, rosbife e também assados com carne branca”.