drinques

Em Buenos Aires, o vermute sai da torneira

Com bebida de fabricação própria, o La Fuerza é um bar que você precisa conhecer

Robert Halfoun
Curador


Os bares pequenos, de bairros, são uma tradição de Buenos Aires. São neles onde os portenhos se encontram e fazem amigos, numa rotina cotidiana que passa pelas mesas e por uns tragos, depois do trabalho. Foi pensando principalmente nesta tradição e também na paixão do argentino pelo vermute que quatro amigos não só passaram a fazer a bebida artesanalmente, como criaram uma casa para serví-la. 


Octolet: a versão aumentada do triolet (combinado com três belisquetes) tem azeitonas, tremoços, pasta de girassol, purê de pimentão, chips de batata-doce, mix de trilha, crackers e picles

O La Fuerza fica num casarão de 1933, numa esquina simpática de Chacarita, bairro repleto de bares, muito conhecido pelos locais e ausente dos roteiros turísticos. Mantém a atmosfera original, com mesas de ferro e ladrilhos
 na parede, serve triolets (combinados com três belisquetes, como presunto, queijo e azeitona) e, claro, doses do vermú (como falam os portenhos) que dá nome ao lugar, tirado da torneira, como se fosse um chope. Pela leveza e elegância, as doses de tinto (com Malbec) ou branco (com Torrontes) vão puras para o copo, com gelo, ou com club soda (numa proporção generosa de duas porções do destilado para uma da água gaseificada). 

 

Da garrafa ou da torneira, a maneira portenha de tomar o vermú é com água gasosa de sifão


Aos poucos, o bar foi ganhando fama, até que, do nada, foi indicado com um dos 100 melhores do mundo pela Time, a prestigiosa revista americana. “Foi um susto! Não tínhamos ideia de como fomos parar ali”, diz Martin Auzmendi, um dos quatros sócios do bar e da destilaria. A resposta veio meses depois com uma história curiosa: um dos frequentadores da casa era tão apaixonado por ela e pela bebida servida ali que escreveu para a revista americana (sabe-se lá porquê) sugerindo a indicação. 

 

Recentemente, o La Fuerza foi descoberto pelo portenhos e o bairro Chacarita começou a ganhar outra cara

O La Fuerza é um vermú de alto nível, feito cuidadosamente com mais de 40 botânicos e ervas, muitas delas colhidas a mão no sopé dos Andes. A bebida é produzida em Mendoza, a capital do vinho argentino, com uma mãozinha providencial do pessoal da vinícola Zuccardi, uma das maiores do país. 

Enfim, todo o projeto vem revitalizando um hábito (o de tomar vermute) que vinha se perdendo entre a nova geração do país do Gardel (um fã inveterado da bebida). “O Fuerza remete a força dos imigrantes, mas também a força dos jovens que estão começando projetos e levando para as frente às coisas que querem fazer. É uma renovação das questões culturais”, define Auzmendi. 

 

 La Fuerza é um vermute de ótimo nível fabricado pela vinícola Zuccardi, a maior da Argentina. Há tinto, branco e rosé



 

La Fuerza – Av. Dorrego 1409, Buenos Aires, Argentina; lafuerza.com.ar