cervejas

A cerveja que veio do Havaí

A Kona Big Wave Golden Ale é leve e bem gostosa

19 de Março de 2023 18:38


A areia fina termina em água mansa cor de turquesa, protegida por extensa bancada de coral. O pôr do sol é considerado um dos mais bonitos do arquipélago e a temperatura do mar fica em torno de 24°C, ideal para o corpo humano.

Mas vem da parte de baixo do termômetro, quer dizer, do fundo da geladeira, o “aloha líquido” de Kailua, na ilha havaiana de Honolulu. É onde a cervejaria Kona nasceu com senso comunitário, investimentos em sustentabilidade e vocação para ganhar o mundo como best seller nas prateleiras, como vimos durante a primeira ação da marca no Brasil.

» George Washington põe abóbora na cerveja

Em dias, caixas e mais caixas sumiram das prateleiras de grandes supermercados, em São Paulo, numa espécie de ferveção de pré-lançamento no Brasil. Mas a Kona já não era vendida por aqui em sua versão importada? Sim, era. Então, passou a ser fabricada no nosso solo, com a receita original do Pacífico. Ah, sim, e comercializada nas mesmas garrafinhas bojudas e charmosas, da marca.

A Big Wave Golden Ale é uma American Blond Ale, que adiciona um ligeiro dulçor de mel à leveza frutada e refrescante de maltes claros. Além deles há lúpulos Citra e Galaxy acentuando os cítricos e uma nota floral. Tudo encaixado de forma sutil e equilibrada com a espuma bem formada no copo. Pescou?

Estamos falando e uma senhora cerveja para o dia a dia, sedosa e perfeita, por exemplo, para acompanhar frutos do mar.

A Kona nasceu de uma ação de pai e filho, Cameron e Spoon, dupla que inaugurou os tanques em 1994, no Havaí. De lá para cá, ela explodiu nos Estados Unidos, com alguns rótulos, incluindo a Longboard, American Lager que também passa a ser fabricada por aqui.

Feita com esmero e suaves 4,6% no teor alcoólico, ela traz as notas de casquinha de pão do malte, finalizada com lúpulos nobres europeus como o Hallertau, típico das pilsens alemãs.


Difícil de entender porque não é falada e nem vendida aos lotes por aqui…

» 7 fruit beer que têm algo a mais