viagem

Pizza com purê de batata?

A receita dá nome a pizzaria na Itália e explodiu na internet

Purê de batata na pizza? Com creme de leite? Pois, sim. O bom provador vive de surpresas e foi assim meu encontro com a Fiocco: uma garfada que implorou pela próxima. E depois outra mais. Na boca, o resultado da redonda de recheio macio, recém-saída do forno à lenha, mostrou o quanto a combinação faz sentido antes mesmo de conhecer a história de uma receita nascida em Volla, uma vila italiana da Campânia, na encosta do Vesúvio.


A fórmula é praticada em diversas pizzarias da Itália, ganhou o mundo pela internet e todos querem fazer, a ponto de seus criadores, os irmãos pizzaiolos Salvatore e Roberto Susta terem
mudado o nome de seu primeiro estabelecimento para La Vera Pizza Fiocco.

 

Nhac! Composições bacanas para fazer sanduíches especiais

 

 

Foi lá onde tudo começou, em 2002, num jantar entre amigos que saborevam um gattò di

patate, tradicional receita napolitana que lembra as clássicas batatas gratinadas com creme francesas, porém mais rústica e recheada com salame ou presunto, além de queijos como provola e mozarela, e um pangratatto finalizando.


“A crocância na superfície e o interior macio do bolo de batatas nos acionaram a faísca de uma pizza que evoca as amadas receitas de nossas avós”, disse Salvatore, numa de suas entrevistas a sites italianos.


Entre os vídeos disponíveis na internet, há um que mostra o pizzaiolo fazendo sua criação entre alunos de uma escola de cozinha italiana. Ele abre a massa e espalha por cima o creme de leite, como se fosse o molho de tomate, cobrindo em seguida por bonitas fatias de presunto cozido, seguidas por tira finas de mozarela fior di latte. Então, com o passador na mão,
espreme as batatas cozidas cobrindo toda a superfície do disco. A alta temperatura do forno garante a caramelização e o efeito chamuscado que dá crocância fundamental ao purê. Olha, é bom mesmo!