perfil

Frida e Mina faz sorvete com filosofia

“A vida é igual a sorvete, não dá para guardar para depois”


A casa onde fica a sorveteria Frida & Mina, numa esquina do bairro de Pinheiros, em São Paulo, tem fachada colorida, adornada com um grafite de traços delicados. No interior dela, o ambiente charmoso e amigavelmente moderninho tem cheiro de baunilha. O aroma vem das fornadas de casquinhasfeitas na hora, para receber sorvetes absolutamente artesanais (sem estabilizantes ou conservantes) com pouco açúcar, em sabores que vão do mais cítrico e fresco ao mais intenso, como o caramelo com flor de sal. Há ainda opções herbais, a exemplo da erva cidreira, e misturas criativas, como o morango com vinagre balsâmico.



Frida e Mina faz sorvete ao estilo americano, o ice cream, mais “mastigável” do que o gelato italiano

A fórmula deu tão certo que, desde que abriu, o lugar não para de ganhar prêmios, admiradores e indicou um caminho para tantas outras sorveterias que surgiram em São Paulo, a partir do conceito que eles estabeleceram. Não só pelo produto que vende ali, mas porque é a versão doce como um brownie de chocolate com nozes de uma filosofia que prioriza um sentido mais orgânico e sustentável da vida – o Manifesto Frida & Mina, exibido numa das paredes da casa, diz muito sobre esse pensamento (veja abaixo). A sorveteria, afinal, é fruto de um processo pessoal pelo qual o casal Fernanda Bastos e Thomas Zander passaram por um longo tempo.


A sorveteria Frida & Mina fica numa esquina do bairro de Pinheiros, em São Paulo, com a graça da fachada colorida e um grafite de traços delicados

Rewind. Ela é formada em relações Públicas; ele é publicitário. Ambos são jovens, têm a cabeça cheia de ideias e referências; ambos buscam seu espaço no mundo; ambos estão... insatisfeitos. “Quanto mais o tempo passava, via que não fazia sentido ter uma ótima ideia para vender um... banco!”, lembra Thomas. Fernanda, envolvida com ONGs e seu caráter enrijecido, também não encontra motivação no que faz. Em busca de sentido para a vida profissional, os dois se mudam para Paris. Em dois anos por lá, a paixão em comum pela comida começa a extrapolar o hábito de apenas frequentar bons lugares. E surge a ideia: porque não abrir um negócio de comida, no Brasil? Quando criança, Thomas brincava na cozinha, enquanto o pai preparava delícias no fogão. Tinha tudo para seguir entre as panelas até que optou por por uma carreira “mais segura”, menos interessante, porém, do que um bolo de chocolate sem farinha.

Frida e Mina faz sorvetes absolutamente artesanais (sem estabilizantes ou conservantes) com pouco açúcar em sabores inusitados como erva cidreira

Anos mais tarde, a ideia de abrir um restaurante ainda parecia ousada demais. “É muita responsabilidade para um casal sem experiência em administrar um negócio tão complexo”, defende Fernanda. Daí surge o insight de investir em sorvetes. Não sem antes fazer cursos profissionalizantes e muitas pesquisas do que se faz na França e, principalmente, nos Estados Unidos – para onde vão frequentemente em busca de inspiração. “Os americanos estão muito à frente quando falamos de sorvetes preparados artesanalmente”, avalia Fernanda.

Frida e Minha: “ Casquinha na mão pra afagar o coração. Aqui a gente faz sorvete e rima”


Para deixar a nova fase ainda mais emocionante, nasce a Leila, a pequena do casal. Hora de investir na qualidade de vida da família e em tempo para cuidar da filha. Sem abandonar os clientes, como se uma coisa estivesse ligada na outra. “Pensar na qualidade do que alimentamos nossa filha naturalmente nos faz determinar que ingredientes usar em nossos sorvetes”, reflete Fernanda. E fica a lição dita pelo casal: “A vida é igual a sorvete, não dá para guardar para depois”.

Mais que sorvete

Manifesto revela estilo de vida – e faz todo sentido ;

» A vida é feita de pequenos prazeres;

» O Brasil tem ingredientes incríveis;

» Bons projetos começam com boas parcerias

» Casquinhas de sorvete fresquinhas são mais gostosas

» É fundamental ser legal com as pessoas

» Café coado esquenta o coração

» Para ser gostoso não precisa ser extradoce

» Viajar é a melhor coisa do mundo

» Cozinhar faz bem para a alma

» Frutas de verdade não têm sempre o mesmo gosto – e essa é a graça

» Ter amigos é tudo na vida

» Vacas devem viver soltas no pasto
» As estações do ano devem ser respeitadas

» É mais divertido ser guloso que gourmet

» A vida não é só trabalho

Frida & Mina – Rua Artur de Azevedo, 1147, Pinheiros, São Paulo – SP. Tel.: (11) 2579-1444