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Volta e meia, o Ovomaltine volta a ser pauta do dia. Como aconteceu quando o McDonald’s adquiriu os direitos de fazer o lendário milk-shake de Ovomaltine, antes o carro-chefe do Bob’s. O achocolatado é vendido por aqui desde a década de 1940 e há mais aspectos da sua história que ajudam na construção do produto legendário.
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Em 1904, a desnutrição infantil em Berna, na Suíça, atingia dados alarmantes. Para combatê-la, o Dr. Albert Wander foi buscar uma antiga fórmula de complemento alimentar (com extrato de malte de cevada, ovos e soro de leite), para reforçar a primeira refeição do dia. Para que as crianças gostassem dele, o “remédio” tinha que ser gostoso. Então ganhou mel e cacau. Nascia o Ovo-maltine (assim, com hífen), uma combinação das das palavras “Ovum” (ovo em latim) e “Malt” (malte em francês), vendido, inicialmente, apenas nas farmácias.
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Em 1909, o produto começou a ser vendido na Inglaterra. Lá, um erro de revisão na grafia do nome no rótulo definiu a sua forma para todo o sempre, nos países de língua inglesa: Ovaltine.
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O Ovomaltine Tipo Suíço chegou no Brasil em 1930, importado do seu país de origem. Explodiu no mercado quando começou a ser feito por aqui, a partir de um erro de fabricação: as máquinas brasileiras não eram capazes de dissolver completamente os ingredientes, deixando flocos crocantes misturados ao pó. O Brasil é o único país do mundo onde ele é vendido assim.
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Pouco atrás da Tailândia, o Brasil é o segundo país que mais consome Ovomaltine no mundo. Isso graças a criação do milk-shake de Ovolmatine, numa parceria com o Bob’s, em 1959. Hoje, a receita está no McDonald’s.
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Antigamente, o sabor, no entanto, era diferente. O produto vendido por aqui, o Ovomaltine Tipo Suíço, mal podia ser chamado de achocolatado por que tinha mais malte do que chocolate na sua composição. Em 2008, a versão original foi tirada do mercado (volta e meia surge como edição especial). Hoje, o Ovomaltine Flocos Crocantes é caracterizado pela forte presença de chocolate.
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Por ser sempre relacionado a um alimento que dá energia, o Ovomaltine patrocinou vários atletas e eventos esportivos. Incluindo a expedição que fez o Sir Edmund Hillary o primeiro homem a colocar os pés no cume do Everest. Pelé também foi garoto-propaganda da marca em 1962. Muhammad Ali também, em 1971.