temperos

Tabasco é a lenda em gotas

Ele surgiu após a Guerra Civil dos EUA com pimentas em barris de carvalho

1 - Depois da Guerra Civil Americana, o Sul dos EUA, especialmente, viveu o chamado período de Reconstrução (1866-1877), no qual padrões e valores eram revistos, com a supervisão do governo.


2 - Naquele cenário, a vibrante culinária local entrou num estágio de monotonia que incomodou o jovem Edmund McIlhenny, de Avery Island, na Louisiana.

 

 


3 - Diante da chatice no paladar e cercado de pimenteiros do tipo Capsicum frutescens por todos os lados, resolveu criar um molho para incrementar as receitas.


4 - Em 1868 lançou a TABASCO®, feita com o tipo de chili, num ponto específico de maturação, quando está picante, sem amargar

 

 

5 - A pimenta nasce verde, fica amarela, alaranjada até atingir um vermelho marcante, que indica o tempo certo para colher. Ao perceber esse processo, o astuto McIlhenny pintou um bastão de madeira exatamente no tom do melhor estágio de amadurecimento


6 - O “le petit baton rouge”, como é chamado, orienta o pessoal da colheita, acredite, até hoje, nas imensas plantações de Capsicum frutescens, na Avery Island.

 

 

7 - A primeira remessa de TABASCO®, com 658 garrafinhas, foi enviada para a região da Costa do Golfo, especialmente para New Orleans, um ano depois do desenvolvimento


8 - O segredo do molho de pimenta, além do tipo e maturação do fruto, é um envelhecimento com vinagre de ótima qualidade em barris de carvalho branco. E um pouco de sal. O TABASCO® não tem nada além dos três ingredientes.

 

 

9 - O nome TABASCO® vem de um dialeto falado pelos índios mexicanos. Significa “lugar onde o solo é úmido” ou “lugar de corais e ostras”. Ambas as definições se aplicam a Avery Island. E McIlhenny faz uma homenagem à sua terra de origem.


10 - Não demorou para a TABASCO ® encantar os americanos. Três anos depois do seu lançamento já era vendido nos EUA inteiro e surgiram as primeiras exportações para a Europa.

 

 

11 - Além do sabor inigualável, o TABASCO ® encantou os consumidores pela sua graciosa apresentação no vidrinho de colônia, inicialmente fechado com um conta gotas de metal preso à garrafa com cêra de abelha.


12 -  A versão da embalagem que conhecemos e consumimos surgiu em 1927

 

A casa da pimenta 

Além da fábrica, há restaurante lendário

 

 

Todo o processo de produção do TABASCO® está aberto ao público, em Avery Island, na Louisiana. E um museu da marca também, no qual mergulhamos no mundo do molho de pimenta. No fim da visita, tem a TABASCO® Country Store, com todo tipo de produto com a marca e o restaurante 1868! Bem ao estilo da época que lhe dá nome, ele serve receitas sulistas muitos especiais e um destaque: o melhor bloody mary com Tabasco que você pode tomar.