Há pouco mais de três anos, Carmen De Tommaso, pioneira na produção de antepastos de origem italiana no Brasil, resgatou uma tradição familiar e começou a cultivar o Cime di Rapa, um tipo de brócolis italiano, em solo nacional. Em parceria com pequenos agricultores na região de Santa Isabel, interior de São Paulo, a primeira safra foi colhida no último trimestre do ano passado e, a partir dela, foram produzidas cinco mil porções do antepasto que, em primeira mão, no Sabor Clube. Ele pode ser consumido de muitas formas e está está presente em vários pratos típicos italianos. Tem um sabor suave e sutilmente amargo ao paladar e harmoniza perfeitamente com receitas como polenta, focaccia, orecchiette ou que levam anchova, linguiça e pancetta.
Na Itália, especialmente na Puglia, o Cime di Rapa costuma ser cultivado em terras pequenas, hortas familiares e em conjunto com outras plantações. Suas folhas são alongadas e irregularmente lobadas e dentadas. É caracterizada por ter uma parte do caule sem folhas ou galhos que tem apenas flores terminais, com inflorescências de guarda-chuva que são colhidas antes que as flores se abram. O plantio ocorre no final da primavera ou durante os meses de verão, enquanto a colheita começa no outono, permanece no inverno, podendo continuar até o fim da primavera.
No Brasil, o Cime di Rapa é processado logo após colheita. Como é uma verdura de clima muito diferente do nosso, ela costuma amarelar e ficar imprópria para consumo em menos de 24 horas.
Por isso a De Tommaso, produz a conserva com o vegetal diariamente conforme a colheita, pouco antes da nossa primavera.
O produto é a união da receita tradicional calabresa, mantendo o sabor original do brócolis, com o mínimo de alteração possível.
Orecchiette com cime di rapa
Ingredientes
- 250 g de orecchiette
- 300 g de cime di rapa
- 100 g de ricota seca defumada ralada
- Pimenta fresca à gosto
Preparo
• Cozinhe o orecchiette. Quando o cozimento estiver próximo do fim, refoge o Cime di Rapa escorrido, com uma pitada de fresca (se não tiver, use seca)
• Escorra a massa e junte com o refogado
• Continue mexendo em fogo médio por mais 2 a 3 minutos a fim de conferir sabor à massa
• Polvilhe a ricota defumada à gosto no momento de servir