conservas

O admirado brócolis italiano surge por aqui

O Cime de Rapa é tão especial que vira conserva com edição limitada

Há pouco mais de três anos, Carmen De Tommaso, pioneira na produção de antepastos de origem italiana no Brasil, resgatou uma tradição familiar e começou a cultivar o Cime di Rapa, um tipo de brócolis italiano, em solo nacional. Em parceria com pequenos agricultores na região de Santa Isabel, interior de São Paulo, a primeira safra foi colhida no último trimestre do ano passado e, a partir dela, foram produzidas cinco mil porções do antepasto que, em primeira mão, no Sabor Clube.  Ele pode ser consumido de muitas formas e está está presente em vários pratos típicos italianos. Tem um sabor suave e sutilmente amargo ao paladar e harmoniza perfeitamente com receitas como polenta, focaccia, orecchiette ou que levam anchova, linguiça e pancetta.


Na Itália, especialmente na Puglia, o Cime di Rapa costuma ser cultivado em terras pequenas, hortas familiares e em conjunto com outras plantações. Suas folhas são alongadas e irregularmente lobadas e dentadas. É caracterizada por ter uma parte do caule sem folhas ou galhos que tem apenas flores terminais, com inflorescências de guarda-chuva que são colhidas antes que as flores se abram. O plantio ocorre no final da primavera ou durante os meses de verão, enquanto a colheita começa no outono, permanece no inverno, podendo continuar até o fim da primavera.


No Brasil, o Cime di Rapa é processado logo após colheita. Como é uma verdura de clima muito diferente do nosso, ela costuma amarelar e ficar imprópria para consumo em menos de 24 horas.

Por isso a De Tommaso, produz a conserva com o vegetal diariamente conforme a colheita, pouco antes da nossa primavera.


O produto é a união da receita tradicional calabresa, mantendo o sabor original do brócolis, com o mínimo de alteração possível. 

 

 

Orecchiette com cime di rapa

Ingredientes

- 250 g de orecchiette

- 300 g de cime di rapa

- 100 g de ricota seca defumada ralada

- Pimenta fresca à gosto

 

Preparo

• Cozinhe o orecchiette. Quando o cozimento estiver próximo do fim, refoge o Cime di Rapa escorrido, com uma pitada de fresca (se não tiver, use seca)

• Escorra a massa e junte com o refogado

• Continue mexendo em fogo médio por mais 2 a 3 minutos a fim de conferir sabor à massa

• Polvilhe a ricota defumada à gosto no momento de servir